• Padre catarinense fará parte de Grupo de Peritos da Comissão para a Doutrina da Fé da CNBB

Padre catarinense fará parte de Grupo de Peritos da Comissão para a Doutrina da Fé da CNBB

Thursday, November 28, 2019 | CNBBSul4

Os nomes dos treze integrantes do Grupo Interdisciplinar de Peritos (GIP) da Comissão Episcopal Pastoral para a Doutrina da Fé da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) foram aprovados pelos bispos. Trata-se de um grupo de especialistas em diversos assuntos relacionados a doutrina, que vão colaborar e dar pareceres teológicos acerca de textos, publicações, manifestações, entre outras atividades da Comissão. Dentre os nomeados está o padre da Arquidiocese de Florianópolis, Vitor Gaudino Feller.

O grupo é composto por pessoas de várias áreas e disciplinas da teologia: Dogmática, Bíblia, Moral, História da Igreja, etc. “Esse grupo se reúne ordinariamente uma vez por ano com os membros da comissão para tratar de temas teológicos importantes, muitos dos quais, mais tarde, são publicados, normalmente, sob forma de subsídios”, explica o assessor da comissão, padre João Paulo Dantas.

Os peritos tiveram o nome confirmado na primeira reunião ordinária com a nova composição da comissão, em 5 de novembro, na cidade de Brasília (DF). Na ocasião, os bispos puderam conversar e chegar a um consenso em relação aos nomes para assessoria.

A comissão foi instalada praticamente com a criação da CNBB e passou a ter este nome a partir do Concílio Vaticano II, a pedido da Santa Sé. Tem a função de assessorar o episcopado brasileiro em algumas questões doutrinais e trabalhar as questões de fé e da moral dentro da Conferência a partir de alguns problemas que possam surgir através do processo de evangelização.

De acordo com o bispo de Santo André (SP) e presidente reeleito da Comissão para a Doutrina da Fé, dom Pedro Carlos Cipollini, a fé é o tesouro da Igreja que precisa ser custodiada e, por isso, é preciso que haja uma comissão que tenha como tarefa ajudar a crescer na fidelidade. “É uma Comissão que ajuda a caminhar, não é para engessar, mas é um corrimão que apoia quem caminha”, disse o presidente da Comissão.

A comissão é composta por pelo presidente e outros quatro bispos de diversas partes do Brasil e o assessor, que é o principal encarregado de executar o que é pedido pelos bispos e o que chega de demanda na CNBB. Além de 13 peritos nas várias áreas e disciplinas da teologia entre elas: bíblia, moral, sistemática e dogmática. Além disso, a comissão também presta assessorias analisando alguns textos litúrgicos e escritos relacionados à fé.

Padre Vitor Gaudino Feller - Natural de Canelinha, nasceu em 12 de abril de 1953 e foi ordenado em 23 de fevereiro de 1980.  Padre Feller é o vigário geral da arquidiocese de Florianópolis e professor de teologia da Faculdade Católica de Santa Catarina (FACASC). O padre também é o diretor do Instituto Teológico de Santa Catarina (ITESC).

Possui graduação em teologia pela Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (1981), graduação em Estudos Sociais - UNIFEBE (1975), mestrado em Teologia pela Pontifícia Universidade Gregoriana (1985) e doutorado em Teologia Dogmática pela Pontifícia Universidade Gregoriana (1987).

Tem experiência na área de teologia, com atuação principalmente nos seguintes temas: Catecismo da Igreja Católica, Cristologia; pluralismo religioso; salvação cristã, Igreja Latino-Americana, documentos do Celam; Deus; Trindade; Espírito Santo; revelação; libertação.

Lista dos peritos - Além do padre Vítor Galdino também fazem parte do Grupo e Peritos:

Professora Maria de Lourdes Corrêa Lima (PUC-RJ) - Mestre e Doutor em Teologia Bíblica (PUC-Rio/PUG-Roma; Pós-doutorado, PIB-Roma),  - Rio de Janeiro (RJ);
Padre Luis Henrique Eloy e Silva (PUC-Minas) - Mestre e Doutor em Ciência Bíblica (PIB- Roma) - Belo Horizonte (MG);
Padre Antônio Xavier Batista (FATEO e ISB - Brasília) - Mestre em Ciências Bíblicas e Arqueologia (SBF-Jerusalém) - Brasília (DF);
Professora Francilaide de Queiroz Ronsi (PUC-RJ) - Mestre e Doutor em Teologia Espiritual (PUC-Rio) - Natural de Juazeiro do Norte (CE);
Professor Marcos Augusto Ferreira Nobre (CATÓLICA-Quixadá-CE) - Mestre e Doutor em Ciências Patrísticas (Augustinianum-Roma), Natural de Fortaleza-CE.
Padre Jurandir Coronado Aguilar (PUC-PR) - Mestre e Doutor em História da Igreja (PUG-Roma) - Campo Mourão (PR);
Padre Thiago de Fraga Gomes - Doutorado em Teologia Fundamental (PUC - RS) - Osório (RS);
Padre Eleandro Teles - Doutorando em Teologia Moral (Alfonsianum-Roma) - Porto Alegre (RS).
Padre Mário Marcelo Coelho, scj (Faculdade Dehoniana-SP) - Mestre e Doutor em Teologia Moral/Bioética (Alfonsianum-Roma)- Taubaté (SP);
Padre João Paulo de Mendonça Dantas (Faculdade Católica de Belém/FTL-Suíça) - Mestre, Doutor em Teologia Sistemática (Pós-Doutorado -Habilitação , FTL- Suíça) - Belém-(PA);
Padre Luiz Henrique Brandão de Figueiredo (PUC-GO) - Mestre e Doutor em Teologia Moral (Pós-Doutorado, Alfonsianum-Roma) - Goiânia-GO

Fonte link: Divulgação/CNBBSul4
Mais Sugestões
Logotipo Paróquia de Jaguaruna

- Paróquia de Jaguaruna -
Rua Nereu Ramos, 146 | Centro
88.715-000 | Jaguaruna | SC
paroquianossasenhoradd@hotmail.com
(48) 3624-0125

© 2019 Copyright Paróquia de Jaguaruna - Todos os direitos reservados

© 2019 Copyright Paróquia de Jaguaruna
Todos os direitos reservados
KleinCode | paxweb.com.br