Cursilho completa 40 anos em Jaguaruna

Monday, November 18, 2019 | PASCOM Jaguaruna

Com uma bela confraternização neste último domingo (17), o Movimento de Cursilhos de Cristandade – MCC, da paróquia Nossa Senhora da Dores, comemorou seus 40 anos, cujo objetivo é a conscientização de pessoas para a evangelização de ambientes.

O movimento surgiu na Espanha nas décadas de 1930-1940. Coube a iniciativa à Juventude da Ação Católica Espanhola (JACE) da Diocese de Palma de Maiorca (Espanha), preparando e realizando grandes peregrinações, como a de 80 mil jovens a Santiago de Compostela, em agosto de 1948.

No Brasil, o cursilho foi trazido inicialmente à Arquidiocese de Campinas, tendo a primeira edição realizada cidade de Valinhos – São Paulo, no ano de 1962.

Em Jaguaruna, tivemos alguns casais pioneiros deste movimento, sendo eles: Antônio (Dico) e sua esposa Isaura, Amilton e sua esposa Virginia e José Faustino e sua esposa Sônia. Esses casais foram homenageados no dia de ontem durante a Santa Missa presidida pelo pároco Pe. Avelino de Souza realizada na Igreja Matriz de Jaguaruna, no qual a liturgia ficou a cargo do movimento.

Após a missa, todos os cursilhistas presentes se direcionam até o salão paroquial para um delicioso café da manhã, recreação, e ao meio dia servido uma paella.

Foram momentos regados a grandes alegrias e emoções, onde se agradeceu a Deus por tamanha graça. Se fizeram presentes Cursilhistas das paróquias de São João Batista de Morro grande e Nossa Senhora do Bom Parto de Sangão, no qual completam o Setor Jaguaruna.