Bula, escrita em latim, do Papa Francisco nomeando Dom Adilson

Tuesday, July 4, 2023

FRANCISCO, BISPO E SERVO DOS SERVOS DE DEUS.

Ao Venerável Irmão ADILSON PEDRO BUSIN, C.S., até agora Bispo Titular de Guardialfiera e Auxiliar da Arquidiocese de Porto Alegre, saudação e bênção.

"Que Deus excite sempre nossas vontades a fim de que, cultivando com maior dedicação os frutos da obra divina, recebamos mais abundantes auxílios de seu amor e caminhemos, crendo-nos e sentindo-nos servos e peregrinos, nunca nos afastando dele" (S. Agostinho, Tratado sobre S. João 35,8).

Fundados nesta esperança, enquanto de nossa parte a tudo procuramos atender para o bem dos fiéis e o governo da Igreja, com paterna afeição providenciamos o bem da Igreja de Tubarão, cujo Bispo, o Venerável Irmão João Francisco Salm, foi transferido para diocese de Novo Hamburgo.

Pensamos em ti, Venerável Irmão, que, no teu trabalho apostólico mostraste tais virtudes que te julgamos apto a exercer este novo ofício. Por isso, após consultar o Dicastério para os Bispos, na plenitude da nossa autoridade apostólica, desligando-te dos vínculos da anterior Igreja Titular de Guardalfiera e do ofício de Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Porto Alegre, nós te constituímos Bispo da Igreja de Tubarão, com todos os direitos e deveres anexos a este ofício.

Queremos que informes o clero e o povo desta comunidade eclesial a respeito deste nosso decreto, pelo qual também exortamos a todos para que te amem como pai, ouçam como mestre e acolham como guarda de suas almas.

Venerável Irmão, confiando a ti este novo ofício, pedimos a Deus, pela intercessão de Nossa Senhora da Piedade, e de São José, seu Esposo, que sejas sempre de grande ajuda ao povo de Deus, particularmente aos pequenos e aos pobres, de tal maneira que, movidos pela tua palavra e teu exemplo, possam depositar em Deus a verdadeira esperança da salvação.

Dado em Roma, em São João de Latrão, no dia três do mês de maio, na festa dos Santos Apóstolos Felipe e Tiago, no ano do Senhor de dois mil e vinte e três, décimo do nosso Pontificado.

FRANCISCO

Foto: CNBBSul4/Eduardo Schmitz (Diocese de Joinville/SC)