A tradicional Festa em Honra a Padroeira Nossa Senhora das Dores

Thursday, September 26, 2019 | PASCOM

Uma semana intensa de oração, em preparação para a grandiosa festa em honra a padroeira da paróquia e da cidade. Dos dias 09 a 15 de setembro a Paróquia Nossa Senhora das Dores de Jaguaruna, promoveu a 2ª JORNADA de Oração das Talhas de Caná.

Na primeira noite foram apresentadas as sete talhas, que fizeram parte da dinâmica de oração ao longo da semana. A Santa Missa foi presidida pelo Pároco Padre Avelino de Souza, que trouxe o tema em Ação de Graças pelas famílias, destacando a importância da família como sendo o pilar da sociedade e da Igreja.

Na segunda noite, terça-feira, 10, a Santa Missa foi presidida pelo Padre Daniel Pagani de Urussanga-SC que trouxe o tema em Ação de Graças por todas as profissões, onde destacou a importância de todas as profissões para a sociedade em geral, e da importância de ser estar feliz com o trabalho que cada um desenvolve.

Na terceira noite, quarta-feira, 11, a Missa foi presidida pelo Padre Eloir Borges da Catedral de São José, Criciúma, cujo tema foi em Ação de Graças pelas crianças e jovens. O celebrante destacou a importância dos mesmos na vida da Igreja, dando a benção para que não se desvirtuem do caminho da fé.

Na quarta noite, quinta-feira, 12, a Santa Missa foi presidida pelo Padre Carlos Henrique Machado Fernandes da paróquia de Magalhães - Laguna. Neste dia de oração, se fizeram presentes todos os setores de pastorais e seus coordenadores, para receberem uma benção especial da Padroeira. O celebrante ainda destacou a importância de cada setor dentro da vida em comunidade.

Na sexta-feira, teve a abertura oficial da Festa em Honra a Nossa Senhora das Dores, presidida pelo Padre Avelino de Souza e pelo Diácono Raul Martins que trouxeram o tema 'pecados'. Durante a celebração foram queimados todos os pecados e vícios depositados por muitos fiéis dentro da Arca da Aliança. Nesta noite fizeram-se presentes os festeiros do ano anterior (2018), que entraram com a imagem de Nossa Senhora das Dores, acompanhados dos festeiros atuais. Após a Santa Missa os fiéis foram até o salão paroquial para uma alegre e familiar confraternização, com várias atrações e o tradicional aviãozinho.

No sábado, 14, aconteceu a procissão dos caminhoneiros, conduzindo a imagem de Nossa Senhora das Dores até a Igreja Matriz, com a participação da Associação Musical Amor a Pátria. Após a chegada da procissão, teve a recepção a padroeira com a tradicional queima de fogos , dando continuidade com a Santa Missa, presidida pelo Padre Sérgio Jeremias da Paróquia de Oficinas, com o tema sobre a prevenção das drogas. O ponto culminante da celebração foi a Consagração a Nossa Senhora das Dores onde muitas crianças e jovens foram consagrados acompanhados pelos seus padrinhos. Após a Santa Missa, os fiéis de dirigiram novamente para o salão para confraternização com muitas atrações.

No último dia, domingo, 15, dia da Padroeira da cidade, a Santa Missa que ocorreu na parte da manhã foi presidida pelo Vigário da Paróquia, Padre Antônio N. Hemkemeier, juntamente com o Pároco Padre Avelino de Souza e o Diácono Raul Martins, a Santa Missa contou com a participação de muitos fiéis, onde no vaso de intenção foram depositadas todas as graças recebidas. Após a Santa Missa foi servido o tradicional almoço.

Na parte da tarde no salão paroquial teve o 2º Café Bingo, onde se reuniram muitas pessoas para um delicioso Café e em seguida o sorteio do bingo e encerramento da festa.

É com sentimento de imensa satisfação e gratidão que chegamos ao fim de mais uma festa em Honra à Nossa Senhora das Dores. Vivemos dias marcantes, intensos, cheios de desafios e alegrias, com muito trabalho e dedicação. A Festa de Nossa Senhora das Dores nos leva a viver um tempo de paz, de confraternização, de unidade, de encontro com Deus e com os nossos irmãos. Todos juntos empenhados num mesmo ideal deram demonstração pública de uma comunidade paroquial viva, vibrante e que busca a unidade.  Agradecemos a todas as equipes de trabalho, sem exceção nem ordem de importância. "Nosso trabalho se completa, e favorece o crescimento da nossa “família paroquial" e também os muitos fiéis que estiveram presentes nos sete dias das Talhas. De uma forma especial agradecemos a equipe de Festeiros que passaram por muitas preocupações, noites sem dormir e que principalmente não mediram esforços para que saísse tudo perfeito para a festa da Mãe de Jesus. Certamente, encerraram o dia muito satisfeitos e com um grande sorriso no rosto.

Nosso muito obrigado e eterna gratidão por essa semana abençoada na Paróquia que tanto amamos!